O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou nesta quarta-feira (17) um plano de apoio aos comerciantes diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre as principais medidas estão o adiamento de vencimentos de taxas municipais voltadas aos empreendedores, o cadastramento dos estabelecimentos junto à Associação Comercial e Empresarial (ACE) para serviços drive-thru e o pedido de priorização dos atendentes dos comércios no Plano Nacional de Vacinação.

A principal medida tomada foi postergar o vencimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e da Taxa de Licença. Desta forma, os pagamentos que deveriam ocorrer entre março e junho agora poderão ser pagos de setembro a dezembro. Já em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o benefício será estendido a todos os contribuintes, podendo liquidar o débito até 15 de dezembro. Em todos os casos, não haverá juros e multas.

Outro fator em destaque foi o documento de solicitação por parte do Poder Executivo municipal ao Ministério da Saúde para inserção de trabalhadores que atuam no atendimento ao público como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização. A medida busca contemplar os comerciantes, para retomada do setor e da economia.