Primeiros itens foram entregues de forma simbólica em escola no Bairro dos Moreiras, na tarde desta terça-feira (16/02)

 

A Prefeitura de Suzano deu início à entrega de materiais escolares da rede municipal de ensino na tarde desta terça-feira (16/02). Os primeiros itens foram distribuídos de forma simbólica na Escola Municipal Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, no Bairro dos Moreiras. Ao longo de fevereiro serão disponibilizados mais de 27 mil kits para atender a todos os alunos do ensino fundamental da cidade.

 

A cerimônia de entrega foi realizada às 15 horas na instituição de ensino, seguindo todas as normas de distanciamento social e higiene para combate ao novo coronavírus (Covid-19), e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do secretário de Educação, Leandro Bassini, da gestora estratégica da Secretaria de Educação, Renata Priscila Valencio, da diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, do diretor da instituição, Edison Yammine, e de alguns alunos selecionados previamente para participar, sempre acompanhados de um responsável.

 

De acordo com Yammine, a escola conta com 118 crianças matriculadas que serão beneficiadas com a iniciativa. Os itens foram selecionados para distribuição de acordo com as necessidades de cada série, com o objetivo de garantir as condições necessárias para que as crianças possam acompanhar o ano letivo.

 

Além dos materiais escolares, o kit ainda conta com um livro de apoio disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação, para as crianças realizarem atividades em casa, e um conjunto de higiene bucal com escova e pasta de dente, oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para estimular os alunos a manter o hábito de escovação.

 

Flávia, que representou a pasta da Saúde no evento, ressaltou que o trabalho conjunto entre o seu setor e o de Educação já acontecia há anos e segue firme neste momento, sempre pensando no bem-estar das crianças. Em períodos normais de aula, dentistas e profissionais da saúde visitavam com frequência as escolas municipais para realizar ações de conscientização e estímulo a boas práticas de higiene.

 

Maria Andressa da Silva, de 27 anos, é mãe da primeira aluna a receber o kit, a pequena Maria Eduarda. Ela contou que, durante todo o ano, auxilia seus filhos com o aprendizado e os materiais vêm para reforçar esse processo de ensino, o que ajuda muito. A dona de casa ainda ressaltou a qualidade dos itens e agradeceu à prefeitura pelo atendimento.

 

Segundo Bassini, a secretaria e os profissionais da Educação estão empenhados em fornecer o melhor atendimento possível aos estudantes e garantir o aprendizado adequado dos estudantes. O setor foi um dos principais prejudicados pela crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19), mas o secretário reforçou que, com a união de esforços, Suzano tem lutado para que o ensino remoto alcance a todos e as famílias continuem sendo acolhidas.

 

Na ocasião, Ashiuchi agradeceu o empenho dos funcionários da instituição de ensino e informou que os kits serão disponibilizados a todas as escolas municipais para que contatem as famílias e distribuam ao longo de fevereiro, de acordo com suas agendas. “Neste período de pandemia, a parceria entre as escolas, os responsáveis e o município junto ao bem mais valioso para uma família, que é a criança, se tornou essencial. Juntos vamos atravessar esse momento difícil e, com o avanço da vacinação, esperamos poder voltar com as aulas presenciais o mais breve possível, para não causar atrasos no aprendizado dos pequenos”, concluiu.

 

A entrega simbólica dos materiais escolares está prevista para acontecer em mais duas instituições de ensino nesta quarta-feira (17/02), cobrindo assim as regiões norte, sul e central da cidade. A Escola Municipal Darcy Correa Gonçalves, que fica na Vila Mazza, receberá a cerimônia simbólica às 13h30. Já às 15 horas, será a vez da Escola Municipal José Celestino Sanches, localizada no Jardim Varan.

 

As aulas seguem ocorrendo de forma remota neste momento, de acordo com decreto municipal nº 9.569/21. Não há previsão para entrega de uniformes escolares enquanto não houver o retorno presencial dos alunos.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano