Residentes em casas de repouso da cidade também devem passar pela última etapa da vacinação ainda nesta semana


A Secretaria de Saúde de Suzano deu continuidade nesta terça-feira (16/02) à aplicação da segunda dose da CoronaVac. A etapa, que garante a imunização completa daqueles que receberam a vacina do Instituto Butantan, já contemplou 1.069 servidores da rede pública municipal, que foram os primeiros a serem imunizados, ainda em janeiro. A expectativa é de que os residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) também recebam a segunda aplicação nesta semana.


Nestas segunda e terça-feira (15 e 16/02), as equipes da rede municipal de Saúde foram vacinadas nas próprias unidades de trabalho, a exemplo da primeira operação organizada na cidade. A segunda etapa de imunização também contemplou os turnos dos profissionais que atuam em atendimento 24 horas, como na Santa Casa de Misericórdia, no Pronto-Socorro (PS) Municipal e no Pronto Atendimento (PA) Palmeiras.     


Além dos 1.069 servidores que receberam a segunda dose, a pasta também garantiu a aplicação da primeira dose a outros 97 profissionais que ainda não haviam sido imunizados por motivo de afastamento. 


Sendo assim, Suzano contabiliza a aplicação de 10.172 doses, sendo 89,4% delas concentradas na primeira etapa, com 9.103 pessoas contempladas. Neste público, estão incluídos os trabalhadores de saúde (6.456), os residentes em ILPIs (232), os idosos com mais de 80 anos (2.310) e os acamados (105). 


Este último grupo recebeu o acréscimo de 73 imunizados em relação ao último balanço, uma vez que as equipes têm se empenhado em atender os acamados que não fazem parte do programa federal “Melhor Em Casa”, conforme a demanda solicitada junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e às Unidades de Saúde da Família (USF).    

 

Vale lembrar que o município também aguarda o envio de mais lotes da CoronaVac por parte do governo do Estado, a fim de assegurar a imunização em duas etapas de todos os públicos que receberam a primeira aplicação ao longo das últimas semanas e dar andamento à vacinação dos idosos. Ao todo, Suzano já recebeu 11.519 doses, sendo 2.130 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, obtidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano