O atendimento oferecido pelo Cadastro Único de Programas Sociais, o CadÚnico de Suzano, agora está descentralizado nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) existentes na cidade. A mudança promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social visa facilitar o acesso a serviços e benefícios. A medida irá garantir atendimento às famílias suzanenses nos quatro cantos do município, que conta com as unidades Boa Vista, Casa Branca, Gardênia, Palmeiras e Centro.

Nesta quarta-feira (17/02), os entrevistadores e cadastradores do CadÚnico passaram por formação realizada pela pasta no Cineteatro Wilma Bentivegna, com objetivo de orientar o trabalho descentralizado e assegurar excelência e mais agilidade no acolhimento. “Queremos estar cada dia mais próximos da população. Por isso, a unidade do CadÚnico, que até então funcionava na rua Paraná, na área central, agora foi desmembrada para as unidades do Cras do município. Assim, garantimos a presença do serviço em todas as regiões da cidade”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo.

De acordo com ele, anteriormente, para requerer algum benefício dos programas sociais, o cidadão precisava se deslocar até o centro de Suzano. “Percebemos que muitas vezes essa locomoção impõe dificuldades aos usuários, por diferentes motivos. Com a mudança, teremos mais garantia de atendimento e acesso àqueles que mais precisam. Assim, alcançamos cada vez mais famílias. Ao nos fazermos presentes desta forma, com políticas de impacto social, reduzimos as desigualdades e traçamos um futuro melhor para todos, a partir de ações que contribuem para a redução das vulnerabilidades a que essas famílias estão expostas”, afirmou.

Os serviços do CadÚnico agora estão disponíveis nos Cras Boa Vista (avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc), Casa Branca (rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca), Gardênia (Rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), Palmeiras (Rua Sebastião Moreira, 198 – Parque Palmeiras) e Centro (Rua Monsenhor Nuno, 565 – Centro). Neste último endereço também ficam os apoios administrativo e logístico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, concentrando ainda as salas dos conselhos da pasta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4744-5500.

CadÚnico

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. O CadÚnico traz informações de todo o núcleo familiar, como as características do domicílio e dados de cada membro.

As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas de governo. O cadastro possibilita a inserção em diversos programas e benefícios, como Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada (BPC); e Tarifa Social de Energia.

QUADRO

Endereços e telefones das cinco unidades do Cras de Suzano

Cras Centro

Rua Monsenhor Nuno, 565 – Centro
Tel.: 4744-5500 (Cras)
Tel.: 4748-5876 (CadÚnico)

Cras Casa Branca

Rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca

Tel.: 4759-4864 (Cras)

Tel.: 4747-7219 (CadÚnico)

Cras Palmeiras

Rua Sebastião Moreira, 198 – Parque Palmeiras

Tel.: 4743-9730 (Cras)
Tel.: 4751-3756 (CadÚnico)

Cras Boa Vista

Avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc

Tel.: 4749-4325 (Cras e CadÚnico)

Cras Gardênia

Rua Teruo Nishikawa, 500 – Jardim Gardênia Azul

Tel.: 4751-4377 (Cras e CadÚnico)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui