A nova unidade do Centro Unificado de Serviços (Centrus) completou cinco meses de trabalho, levando 14 tipos de serviços públicos aos cidadãos, que não precisam mais se locomover até a área central de Suzano para ter acesso a eles. Inaugurada em agosto do ano passado, a unidade já realizou 3.721. Entre os setores mais procurados estão Suzano Mais Emprego (1.029), Cartão SUS (905), Dívida Ativa (674), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)/Microempreendedor Individual – MEI (195), Junta Administrativa de Recursos de Infração – Jari (184) e Seguro Desemprego (170).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, comemorou a adesão do público neste período. “Este é um equipamento mais que necessário. Observamos a alta demanda dos moradores da região norte e, finalmente, no ano passado, pudemos tirar este projeto do papel. A iniciativa impacta a vida de dezenas de pessoas diariamente, viabilizando o acesso a serviços públicos de maneira rápida e eficiente”, disse.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que a descentralização dos equipamentos públicos é uma premissa a ser seguida nesta nova gestão. “O Centrus Norte já demonstrou sua eficácia. É uma experiência que deu muito certo e o modelo que pretendemos expandir para outras áreas da cidade. Esse tipo de descentralização também é o nosso objetivo para outros setores, não só para viabilizar questões administrativas junto à municipalidade, mas também levando mais opções de lazer e atividades para regiões distantes do centro”, explicou.

O Centrus Norte está localizado em um anexo do supermercado Nagumo (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta). A área foi cedida gratuitamente pelo empreendimento a partir do projeto “Abrace Suzano”. O contrato de utilização do espaço tem validade de cinco anos. Inclusive, a prefeitura não arca com os gastos com água e energia elétrica, sendo que o único investimento público ficou por conta do mobiliário e recursos humanos.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, oferecendo 14 serviços: emissão de 1ª e 2ª vias do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; cadastros imobiliários, com alteração de proprietário, compromissário, revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), isenção e recadastramento e certidões; assuntos referentes aos cemitérios municipais (exumação, 2ª via de títulos de posse, transferência e alvarás de construção); emissão de alvarás, recebimento de projetos e emolumentos; e setor de protocolo geral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4934-5490 e 4934-5491.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui