Com o período de chuvas a Defesa Civil têm monitorado continuamente 42 áreas de risco de alagamento ou deslizamento de terra no munícipio, mapeadas em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação por meio do Plano Municipal de Drenagem e Manuseio de Água Pluviais (PMDMAP). Após receber alertas meteorológicos do governo federal ou estadual para a região, as equipes são mantidas em prevenção, realizando rondas nos pontos pré-determinados, e também atendendo aos chamados da população.  

É possível acionar a Defesa Civil de Suzano através dos números de telefones (11) 4748-5394 ou (11) 4746-3297, ou pelo número 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).  

De acordo com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, as atividades de limpeza de rios, valas de drenagem, bueiros e córregos é contínuo. Em 2019 houve um amplo trabalho de limpeza nos rios GuaióTaiaçupeba Mirim e Una, que abrangem a região de Palmeiras e do Raffo, consideradas duas das 42 áreas de risco monitoradas pelo município. Neste ano, as atividades de limpeza contam com o apoio do Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado.  

Créditos: DS