O prefeito Rodrigo Ashiuchi assinou esta semana, um contrato de cooperação entre a Prefeitura de Suzano e a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence). A medida reconhece e valoriza a atividade desempenhada pelos catadores cooperados no município, com atuação direta na Central de Triagem, localizada no Jardim Colorado. A expectativa é de que o acordo seja mais um instrumento de incentivo à reciclagem e cuidado com o meio ambiente.

A assinatura ocorre depois de um trabalho diligente desempenhado entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Assuntos Jurídicos. “Tudo isso cria ensejo para avançarmos. Estamos com motivação para fazer mais e melhor, inclusive, fomentando a reciclagem a partir de um documento que nos dá condições de oficializar a atividade da cooperativa”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi. Ele comemorou a medida e disse ser mais um importante passo dado pela pasta, que também atua pela aprovação do novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Para o presidente da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, Suzano se destaca como uma das poucas cidades a dar este apoio. “Estamos à disposição para somar com o município, que agora conta com uma ferramenta oficial para estabelecer parcerias com empresas e condomínios para a coleta seletiva”, comentou. Já a presidente da Univence, Alessandra Vieira, afirmou que o acordo é um sonho realizado: “É deste trabalho que tiramos nosso sustento. Agradeço o incentivo para ampliarmos nossa atividade”.

O chefe do Executivo também exaltou a conquista. “Quero que Suzano seja referência neste tema, um caso de sucesso. É uma parceria para que, no futuro, possamos ter um trabalho padronizado. Para isso, nosso desafio agora é divulgar a novidade e estimular adesão à cooperativa, para que cada vez mais catadores se organizem, com eficiência na atividade. Tenho orgulho de ser parceiro dos cooperados”, concluiu Ashiuchi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui